O NOSSO PRINCIPAL FOCO
A educação é um factor essencial para o desenvolvimento dos povos e a Guiné Bissau é um caso grave neste campo.
Faltam salas de aula, faltam carteiras e cadeiras, as crianças, que como já vimos são muitas, estão na maioria das vezes sentadas em tijolos ou pedras com um tronco a fazer de mesa.
Faltam professores, e estes fazem greves infindáveis, faltam livros e manuais.
As paredes são de blocos de terra escura secos ao sol e os telhados de zinco ou palha.
A fragilidade deste tipo de construção não permite ter janelas com dimensões minimamente razoáveis. As paredes são muito vulneráveis à chuva e também aos insetos rastejantes. Um dos grandes problemas das salas de aulas é a fraca luminosidade.
Dadas as condições do território envolvente, é difícil manter as salas com aspeto limpo, asseado e atraente para as crianças e professores.
O que foi feito:
Desde 2011:
– Angariamos e distribuímos o conteúdo de 31 contentores de 76,4m3 de capacidade
– Equipamos 210 salas de aula (quadros de giz, mesas, cadeiras, armários, portas)
– Apoiamos 49 escolas (equipamento, pintura, material escolar, brinquedos, livros), onde estudam cerca de 10.000 alunos.
– Pintamos e colocamos placas transparentes para melhor luminosidade em quase todas as escolas apoiadas.
– Criamos e montamos 5 bibliotecas fixas num total de cerca de 10.000 livros e 1 biblioteca itinerante (com o apoio da ONGD Portuguesa – TABANCA PEQUENA).
– Instalamos salas de informática com um total de 60 computadores
– Colocamos placas toponímicas feitas por alunos portugueses em 44 tabancas (aldeias).
– Projeção de filmes infantis, à noite, nas Tabancas, numa tela montada num jipe, com um projetor. Esta acção tem sido recebida com enorme entusiasmo pelas crianças e comunidades abrangidas. Para muitas delas é a primeira vez que assistem a um filme.
– Fornecemos anualmente material escolar às escolas apoiadas (lápis, canetas, borrachas, apara-lápis, cadernos, papel)
O que pretendemos fazer em 2019/2020:
Sub-projecto A: Continuar a fornecer o material escolar às escolas apoiadas (lápis, canetas, borrachas, apara-lápis, cadernos, papel).
Sub-projecto B: Editar Mapa mundo, Mapa de África e Mapa da Guiné Bissau em grande formato para colocar na parede das escolas
apoiadas. Total de 50 mapas, com o objectivo de dar a conhecer o
mundo.
Sub-projecto C: Editar alguns livros (Português e Matemática) do ensino básico, uma vez que os alunos não têm livros nem manuais de
trabalho.
Sub-projecto D: Remuneração dos colaboradores que coordenam no terreno o projecto a Educação é o Único Caminho, outros custos
de funcionamento e imprevistos.